A lesão que tirou Dani Alves da Copa do Mundo


O que Ibrahimovic, Falcão García, Alan Kardec e Ricardo Oliveira têm em comum com Daniel Alves, jogador cortado da seleção para disputa da Copa do Mundo de 2018 na Rússia? Todos eles já tiveram a mesma lesão, ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho.

A função LCA é estabilizar a articulação nos movimentos de frenagem na aceleração e nas rotações. No Futebol, o entorse que ocorre com o pé fixo ao solo, ou preso à perna do jogador oponente, ocorrendo a rotação anormal interna ou externa do fêmur (osso da coxa) em relação à tíbia (osso da perna), é a forma mais comum de LCA.

Existe, porém menos frequente, casos onde a ruptura ou lesão ocorre com o joelho em hiperextensão, ou seja, quando o jogador fica com o joelho bem estendido: quando chuta a bola e erra e acaba chutando o ar, por exemplo.

Sintomas na face aguda, ou seja, na hora do trauma, alguns percebem um estalo, seguido de dor e aumento de volume (derrame articular ou aumento do volume líquido no joelho), após alguns dias as dores e o aumento de volume (inchaço) diminuem e até pode desaparecer completamente.

Sintomas na face tardia é o que se da após dias; uma sensação de falseio (de instabilidade ou falta de confiança), porém nem todos desenvolvem esta instabilidade com deslocamento, mas quando presente aumenta o risco de promover lesões em outras áreas do joelho predispondo artrose. Outros, apresentam somente graus variáveis de insegurança.

O Diagnóstico é sempre clínico, através de uma consulta e exame físico bem realizado e a confirmação pode se dar através de um exame de imagem chamado ressonância nuclear magnética.

O Tratamento na sua maioria dos casos é cirúrgico, pois o ligamento não se repara sozinho. Além disso, estudos demonstram taxa elevada e não aceitáveis de maus resultados em pessoas que praticam esportes.

Em caso de dúvida, procure um especialista!

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

Agende a sua consulta e faça uma avaliação: (41) 3044-2940

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia: Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-29

#lca #danielalves #copadomundo #russia2018 #hexa #futebol #seleçãobrasileira #Brasil #joelho #sobrecarga #cirurgia #cirurgiadejoelho #artroscopia #menisco #cartilagem #médico #ortopedista #medicinaesportiva #curitiba #ligamento #ligamentocruzado #condromalacia #cirurgiao #medicina #imoortopedia #eliasmarcelo #dreliasmarcelo #esportes #lazer #qualidadedevida

#DanielAlves #LesãoLCA #LesãoDanielAlves #Copadomundo #SeleçãoBrasileira #Russia2018

Rua Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

  • Instagram - Dr. Elias Marcelo
  • Facebook - White Circle

Tel: (41) 3044-2940