top of page

17° Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho


17° Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho

Sempre buscando me atualizar, participei do 17° Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, organizador pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), e realizado no Rio de Janeiro, nos dias 12, 13 e 14 de abril. Esse é o encontro nacional mais importante para os profissionais da área.

Na ocasião, recebi informações importantes sobre novas técnicas de tratamento das mais diversas patologias do joelho, que foram dividas em: patologias do joelho relacionadas ao esporte e em atletas e doenças associadas ao joelho degenerativo.

Nas patologias do joelho relacionadas ao esporte e/ou atletas tenho que citar a evolução na técnica do tratamento da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), através da reconstrução anatômica; a importância de tratamento dos desvios de eixo associados a lesão do LCA e definição de quando e como reconstruir o Ligamento Antero Lateral do joelho, associado à lesão do LCA.

Ainda nas patologias relacionadas ao esporte e/ou em atletas podemos citar a grande evolução no tratamento da lesão do menisco, principalmente na melhora técnica e no entendimento de quem, quando e como fazer a sutura do menisco (preservando) ao invés de retirar a parte lesada.

Por fim, ainda relacionada ou esporte e/ou em atleta temos a revolução no tratamento das lesões osteocondrais (lesão de cartilagem) através do transplante osteocondral autólogo e homólogo e as membranas (matriz de colágeno dupla face) que oferece um ambiente protetor para formação de nova cartilagem através de diferenciação celular.

Na programação cientifica relacionado às doenças associadas ao joelho degenerativo, artrose, tenho que lembrar da boa palestra “Exercício físico na Osteoartrose (OA) do joelho - Como e quando prescrever” e também da palestra “Tratamento medicamentoso - o que indicar e quais funcionam?”.

Além disso, muito se discutiu sobre o tratamento cirúrgico da artrose no joelho com ênfases nas situações difíceis das artroplastias primárias totais do joelho, e sobre as situações de revisão da prótese total do joelho, como melhora os resultados e como tentar evitar e minimizar as complicações. Não posso deixar de relatar o avanço dos implantes (das próteses) que agora podem ser mais personalizadas permitindo um encaixe e função ideais.

Foi neste evento que realizou-se a prova para entrada de novos médicos, pois a SBCJ certifica e confere aos participantes da sociedade o selo de qualidade que os paciente normalmente esperam e buscam em seu médicos.

Os critérios para inscrição na sociedade inclui ser médico, ter o certificado de Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), ter realizado conclusão de um ano de treinamento em Serviço Credenciado de Ensino (SCE) junto à SBCJ, apresentar um trabalho científico aos moldes da Revista Brasileira de Ortopedia e passar com média acima de 6 tanto em prova escrita composta de 100 questões, quanto na prova oral composta de 10 questões.

bottom of page