top of page

Você sabia? Pedalar da forma errada pode trazer problemas ao joelho

É cada vez mais comum que pessoas de várias idades adotem o hábito de andar de bicicleta, e os fatores são inúmeros. Mas, cuidado! É preciso pedalar da forma correta para não afetar os joelhos, a coluna ou, até mesmo, o quadril.

Os problemas mais comuns são na patela, tendinite nos joelhos e no tendão do calcâneo. Para evitar lesões, o ciclista deve manter postura correta durante a atividade. É indicado ficar com as costas eretas e evitar o excesso de tensão nos braços, além disso, a cabeça deve estar alinhada com a coluna.

Se a postura na hora de pedalar for errada, os joelhos e causa a sobrecarga nos membros inferiores. Além disso, o excesso de pedaladas pode ocasionar tendinite nos joelhos, problema na articulação femoropatelar. Isso ocorre devido ao ajuste inadequado da bicicleta e treinamento excessivo ou inadequado. A tendinite é uma inflamação que acomete os tendões, que são estruturas localizadas entre os músculos e os ossos.

Entre os principais tendões acometidos na região do joelho estão o tendão patelar, tendão do músculo poplíteo e da pata de ganso. É possível desconfiar da tendinite no joelho quando sentir dor e uma hipersensibilidade no tendão. Esses sintomas podem piorar conforme o indivíduo se movimente. A dor também pode aparecer atrás dos joelhos ou no lado de dentro.

Em caso de sintomas, procure um médico especialista.

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

Agende a sua consulta e faça uma avaliação: (41) 3044-2940

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia: Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-29

bottom of page