top of page

Dor na articulação patelofemoral


Você trabalha muito tempo sentado ou com os joelhos dobrados? Cuidado, isso pode causar dor na articulação patelofemoral. Essa dor aparece quando não há alongamentos musculares nos membros inferiores, causando uma sobrecarga.

A dor patelofemoral também pode acometer atletas que praticam esportes que envolvem saltos frequentes ou corredores de longa distância. Nesses casos, a dor está relacionada com o excesso de treinamento ou o uso de calçados inadequados. Quadros de dor e estalidos na parte anterior do joelho, principalmente ao subir e descer escadas e rampas ou ficar muito tempo sentado, é o principal sintoma.

Se houver falta de tratamento, isso pode causar desgaste da cartilagem da patela (condromalácia), piorando a dor e impossibilitando a realização de atividades esportivas e até mesmo atividades do dia a dia, como subir e descer escadas.

O que é a patela? A patela é o osso arredondado localizado na parte da frente do joelho, cuja função principal é atuar como uma roldana, potencializando a força dos músculos da parte anterior da coxa para estender o joelho. Quando movimentamos o nosso joelho, a patela corre sobre um sulco existente no osso da coxa (fêmur), onde ela deve permanecer encaixada perfeitamente.

Em alguns casos, devido a frouxidão de ligamentos, fraqueza muscular ou falta de alongamentos, este encaixe pode não ocorrer de forma ideal, causando problemas como dor, estalidos e falta de força muscular na coxa e podendo levar ao desgaste precoce da articulação patelofemoral. Em casos de dúvidas ou sintomas, procure um especialista.

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva CRM 16898/PR

Agende a sua consulta e faça uma avaliação: (41) 3044-2940

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia: Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-29

bottom of page