top of page

Machuquei o joelho, quais os primeiros socorros?


Joelho - Primeiros socorros

É comum haver dúvidas entre os pacientes, esportistas ou não, sobre a maneira que realizaram os primeiros socorros no momento que machucaram o joelho. O que fazer na hora da lesão para ajudar e não piorar a situação? Fazer compressas quentes ou frias? Pode enfaixar? Pode tomar algum medicamento? Pode passar alguma pomada ou spray? Deve fazer massagem? O que fazer se houve um corte e o joelho está sangrando?

Então, vamos falar sobre os procedimentos corretos nessas situações. Geralmente, nos baseamos em protocolos padronizados internacionalmente pelas sociedades de medicina esportiva, mas, que podem ser adotados por qualquer pessoa no caso de machucados no joelho. Em medicina esportiva, usamos o protocolo PRICES (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação, suporte).

Proteção: pode ser feita com talas para imobilização e/ou muletas para que não se coloque o peso do corpo sobre o joelho machucado.

Repouso: deixar o joelho quieto, nada de fazer massagens para tentar “colocar o joelho no lugar”.

Gelo: compressas de gelo são muito importantes para controlar o inchaço; elas podem ser feitas sempre e não apenas nas primeiras 24h.

Compressão: ajuda a aliviar a dor e evitar que ele inche muito. Pode ser feita com uma atadura ou com a própria bolsa de gelo.

Elevação: a articulação irá inchar menos se for colocada numa posição onde o joelho fique acima do nível do coração.

Suporte: uma proteção funcional, como uma joelheira, por exemplo, mas apenas se for necessário.

Em ferimentos com sangramento, lave a ferida com água limpa e depois cubra com um pano limpo até chegar ao hospital. É indispensável a visita a um especialista depois de qualquer lesão ou machucado no joelho.

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

(41) 3044-2940

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

bottom of page