top of page

Cuidado, a sobrecarga do joelho pode trazer várias lesões


Sobrecarga do joelho

A sobrecarga no joelho pode ser causada por aumentos súbitos na intensidade e volume de treino em quem já pratica esporte ou naqueles que iniciaram de maneira repentina, sem a orientação de um treinador ou preparo físico adequado.

Geralmente, a pessoa que está sofrendo lesões por uma sobrecarga sente inchaço no joelho, estalidos, sensação de falseio, sensação de areia dentro do joelho, dor que pode ou não melhorar após a prática esportiva, entre outros.

Com a sobrecarga, diferentes estruturas podem ser lesadas e a sintomatologia estará intimamente ligada à idade, sexo e modalidade esportiva. De uma maneira geral, podemos agrupar as lesões do joelho como: tendinites, epifisites sinovites, bursites, lesões condrais, contusões, fratura ósseas e síndrome do atrito íleotibial.

O mais importante na prevenção da dor no joelho consiste na melhoria do trofismo, equilíbrio e flexibilidade muscular e na correção de fatores que possam alterar o a biomecânica do movimento do joelho. Levando em conta o fato de que nenhuma articulação trabalha sozinha, é extremamente necessária a avaliação do tipo de pisada, alterações anatômicas do joelho e problemas oriundos dos quadris. Todos estes fatores podem alterar a cinemática do joelho e predispor a lesões.

Aos esportistas - iniciantes, praticantes ou atletas -, é indispensável o acompanhamento de um profissional qualificado para orientar os treinos. Em caso de lesão, procure um médico ortopedista, e reabilite-se antes de voltar aos treinos.

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

(41) 3044-2940

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

bottom of page