top of page

10 perguntas frequentes sobre artrose de joelho

Artrose de Joelho

1-O que é gonartrose ou artrose de joelho?

Também chamado de osteoartrose ou osteoartrite é o nome que se dá para doença que proporciona a perda da função articular do joelho. Causando dor, deformidade e limitação de amplitude de movimento.

2-O que é osteoartrite tricompartimental do joelho?

Osteartrite tricompartimental, gonartrose tricompartimental, osteoartrose tricompartimental são sinônimos. De uma forma didática podemos dividir cada joelho em três partes ou compartimentos. Sendo eles: compartimento medial, região do joelho onde se encontra o osso da coxa (condilo femoral medial) com o osso da perna (plato tíbial medial) que está mais próxima ao outro joelho ou ao centro do corpo; compartimento fêmur patelar, região anterior do joelho onde a patela (antigamento chamada de rotula) se encontra com osso da coxa (troclea femoral) e compartimento lateral, região do joelho onde se encontra o osso da coxa (condilo femoral lateral) com o osso da perna (plato tíbial lateral) que está mais distante do outro joelho.

Quando o comprometimento da artrose ocorre nas três partes ou compartimentos, ou seja, na parte interna do joelho, na parte externa e na fêmur patelar temos a osteoartrite tricompatimental.

3-Sempre ocorre o comprometimento das três partes na artrose do joelho?

Não. Na artrose do joelho o comprometimento dos compartimentos tendem a ser desigual. Nos estágios iniciais, o comprometimento de um único compartimento é o mais frequente.

Artrose de Joelho - Dr Elias Marcelo

4-Existe diferença no tratamento quando o paciente tem um, dois ou três compartimentos comprometidos na artrose do joelho?

Sim. Porém, não só o comprometimento dos compartimentos vai guiar o tratamento, mas a associação de outros sintomas como dor, deformidade, restrição de movimento, idade do paciente, doenças associadas e a qualidade de vida que o paciente deseja alcançar com o tratamento.

5-O que é prótese total de joelho?

É o nome dado ao maior avanço da ortopedia do século passado. É também chamada de artroplastia total do joelho, que é a substituição da superfície articular por implantes artificiais metálicos e em polietileno que tem como objetivo através do procedimento cirúrgico restaurar a mobilidade, o alinhamento e principalmente proporcionar o alívio da dor nos paciente com artrose do joelho.

6-A prótese na artroplastia total do joelho tem um tempo de durabilidade?

Sim. O objetivo de qualquer cirurgia de prótese total de joelho é que ela tenha o máximo de durabilidade, entretanto, irá variar de paciente para paciente. Para cada ano após a artroplastia de joelho, o paciente tem uma chance de 0,5 a 1% de chance de necessitar de nova cirurgia. Em média, as próteses tem uma durabilidade de 20 anos.

7-Qual a melhor prótese para artroplastia de joelho, importada ou nacional?

A melhor prótese é aquela que o ortopedista está mais familiarizado e que tem uma previsibilidade em termos de resultados e durabilidade. A diferença das próteses está na tecnologia e na qualidade do material utilizado para fabricação e, principalmente, no desenvolvimento e na precisão do instrumental cirúrgico necessário para aplicação da prótese no joelho artrosico. Alguns fabricantes estrangeiros estão na vanguarda da fabricação em relação aos fabricantes nacionais.

8- O procedimento de prótese total de joelho permite que o paciente tenha uma vida normal?

Sim. O objetivo do tratamento é proporcionar uma recuperação da qualidade de vida do paciente, restituindo a biomecânica e a morfologia do joelho comprometido.

9- Qual o tempo de recuperação?

A recuperação ocorre em média por três meses, sendo que cada paciente se recupera em um ritmo diferente, mas, na maioria dos casos, o paciente no início estará restrito ao uso de andadores ou muletas para distâncias médias. O avanço para bengala em ambiente externo e ausência de suporte ao redor de casa ocorre em algumas semanas.

10-Após a recuperação da cirurgia o paciente pode retornar a fazer atividade física?

Sim. Até recomenda-se que o paciente faça conforme tolerado, incluindo caminhadas, natação e bicicleta ergométrica; devendo evitar somente atividades de alto impacto como corrida ou saltos e esporte vigorosos com futebol.

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

(41) 3044-2940

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290


bottom of page