Osteocondrite dissecante

Osteocondrite Dissecante

Osteocondrite dissecante acontece, na maioria das vezes, no joelho e acomete adolescentes na faixa de 13 a 21 anos depois da lesão de uma articulação ou após um trauma esportivo como uma torção durante a corrida, por exemplo.

Essa doença acomete o osso logo abaixo de uma superfície articular, de que resulta destacarem-se fragmentos de osso e cartilagem que se separam do tecido ósseo normal que os rodeava.

A causa exata da osteocondrite é desconhecida, mas pensa-se que a doença seja devida à lesão de um pequeno vaso sanguíneo por baixo da superfície articular, lesão que pode ter origem num traumatismo. O fragmento destacado às vezes reimplanta-se, mas geralmente cai para dentro da articulação, tornando-se num corpo livre.

O sintoma mais comum desse mal é a dor. Além disso, apresenta um inchaço intermitente da articulação atingida; a presença de um corpo livre pode provocar crises de bloqueio articular.

O diagnóstico pode ser atingido por meio de uma radiografia que mostra a lesão da articulação e pode revelar a presença de qualquer corpo livre nos casos mais crônicos ou pela ressonância magnética que proporciona a confirmação diagnostica até nos casos iniciais.

O tratamento vai depender da fase onde se encontra a doença e da idade do paciente. Se o fragmento não estiver completamente separado, o tratamento pode ser sem cirurgias com imobilização, retirada de carga e fisioterapia.

Os casos avançados com corpos livres ou fragmentos destacados dentro do joelho podem ser tratados por meio de uma artroscopia, associados com procedimentos de fixação dos fragmentos e ou a ressecção dos corpos livres associados com técnicas para preencher o defeito da cartilagem.

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290