Rice, o primeiro tratamento para lesões musculares

November 27, 2017

 

Na lesão muscular estudos experimentais mostraram que os métodos biológicos básicos no processo de cura são idênticos, independentemente da causa primária da lesão (contusão, tensão ou laceração). O primeiro tratamento das lesões musculares deve seguir o princípio de repouso, gelo, compressão e elevação, chamado de Rice, o princípio comum ao tratamento de qualquer trauma de tecidos moles.

 

O objetivo do uso do Rice é interromper o sangramento intramuscular e assim limitar a progressão da lesão muscular ao mínimo.

A justificativa geral para o uso do princípio é muito prática, pois os quatro meios visam minimizar o sangramento no local da lesão. Ao colocar a extremidade lesada em repouso imediatamente após o trauma, pode-se evitar a retração adicional dos cotos musculares rompidos (a formação de uma grande lacuna no músculo), bem como reduzir o tamanho do hematoma e, posteriormente, o tamanho da cicatriz do tecido conectivo. Quanto ao uso de gelo, verificou-se que está associado a um hematoma significativamente menor entre os cotos de fibras musculares quebradas, menos inflamação e regeneração precoce acelerada.

 

Embora diminua o fluxo sanguíneo intramuscular para a área lesada é discutível se a compressão aplicada imediatamente após a lesão realmente acelera a cura. No entanto, de acordo com a crença prevalecente, recomenda-se que a combinação de gelo (crioterapia) e compressão é aplicada em turnos de 15 a 20 minutos de duração, repetidos em intervalos de 30 a 60 minutos, uma vez que este tipo de protocolo resultou em uma diminuição de 3° a 7 ° C na temperatura intramuscular e uma redução de 50% no fluxo sanguíneo intramuscular.

 

Finalmente, quanto ao último componente do princípio de Rice, elevação, o raciocínio para seu uso baseia-se na fisiologia e traumatologia; a elevação de uma extremidade lesada acima do nível do coração resulta em uma diminuição da pressão hidrostática e, posteriormente, reduz a acumulação de fluido intersticial.

 

A avaliação clínica deve ser realizada imediatamente após o trauma e 5 a 7 dias a partir daí, os exames de imagem (ressonância nuclear magnética  ou ultrassom) podem fornecer informações úteis sobre a gravidade da lesão.

 

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

 

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

(41) 3044-2940

 

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Rua Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

  • Instagram - Dr. Elias Marcelo
  • Facebook - White Circle

Tel: (41) 3044-2940