top of page

Cisto de Baker


Cisto de Baker

O cisto de Baker, também conhecido como cisto na fossa poplítea, é uma condição em que ocorre acúmulo de líquido articular (chamado também de líquido sinovial) atrás do joelho, formando um cisto (caroço) na parte de trás. Essa doença está comumente relacionada a algum outro problema nas articulações.

Qualquer pessoa pode desenvolver problemas nas articulações, como um quadro de artrite, por exemplo. Contudo, indivíduos geralmente acima dos 60 anos, tenham mais propensão ao surgimento dessa doença.

Como é resultado de outros problemas, geralmente, o cisto de baker desaparece conforme o problema for tratado. Em alguns casos, raros, ele pode romper provocando dor intensa no joelho ou panturrilha, podendo ser necessário tratá-lo no hospital com cirurgia.

Embora também não apresente sintomas evidentes, sendo descoberto num exame realizado por outro motivo qualquer, ou durante a avaliação do joelho, no ortopedista ou no fisioterapeuta, alguns sinais podem indicar o cisto:

  • Inchaço atrás do joelho, como se fosse uma bola de ping pong;

  • Dor no joelho;

  • Rigidez ao movimentar o joelho

A qualquer sinal de sintoma é preciso buscar um especialista. Se o paciente apresentar muita dor, em casos de confirmação do cisto de baker, o médico pode indicar tratamentos como: fisioterapia, injeções, ou algumas compressas geladas.

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

(41) 3044-2940

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290


bottom of page