Água no joelho, o que é?

October 5, 2017

A sinovite no joelho, mais conhecida como “água no joelho” é uma inflamação na membrana sinovial (uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões musculares, cápsulas articulares e bolsas sinoviais) que é capaz de produzir o líquido sinovial, um gel viscoso e transparente que lubrifica as estruturas que banha, diminuindo o atrito entre elas.

 

Embora seja mais comum nos joelhos, a sinovite também acontece nas demais articulações como da mão, punho, cotovelo, ombro, quadril, tornozelo e pé. Além disso, as alterações qualitativas e quantitativas do líquido sinovial podem acometer as cartilagens das articulações e gerar uma sinovite crônica.

 

Ela pode ser causada por trauma direto, como cair de joelho no chão; grande esforço ou esforço repetitivo, sendo comum em atletas; infecção; doenças reumáticas, que favorecem a destruição deste tecido; artrose, entre outros.

 

Entre os sintomas apresentados em casos de sinovite estão: dor em todo o joelho, dificuldade de caminhar e movimentar esticar a perna, fraqueza nos músculos da coxa e da perna e inchaço.

 

Depois de identificar os sintomas, é importante procurar um especialista que irá confirmar o diagnóstico de sinovite e indicar o tratamento que melhor se aplique a cada caso.

Basicamente, o tratamento vai ser realizado com remédios, repouso e fisioterapia. Em alguns casos o médico pode retirar o excesso de líquido intra articular através de uma punção. Procure um especialista!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Rua Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

  • Instagram - Dr. Elias Marcelo
  • Facebook - White Circle

Tel: (41) 3044-2940