Quais os avanços do tratamento das lesões condrais e osteocondrais?

September 16, 2017

Nos últimos anos o tratamento das lesões condrais e ostecondrais sofreram avanços surpreendentes. À frente estão duas técnicas: Mosaicoplastia ou Transplante Ostecondral e Amic ou Condrogênese Induzida por Matriz Autógena. 

 

A Mosaicoplastia é o procedimento que utiliza cartilagem e osso saudável do próprio joelho do paciente (por ser do paciente não existe rejeição) para colocar no lugar da cartilagem e osso doente. Lembrando que existem áreas no joelho onde tem osso e cartilagem que não tem a função de absorção de impacto e nem de evitar o atrito. Áreas estas suscetíveis à doação.

 

A Amic  é um inovador procedimento cirúrgico que utiliza uma técnica clássica, a Microfratura, que proporciona um sangramento do osso subcondral com liberação de células troncos mesenquimais multipotentes, citocinas e fatores de crescimento, ou seja, um supercoágulo ressultante da hemorragia e acrescenta uma cobertura e uma estabilização através de uma estrutura de matriz de colágeno dupla face (uma película) que funciona como um condutor celular, influenciando positivamente a diferenciação das células-tronco mesenquimais e estimula os condrócitos para aumentar a deposição de proteoglicanos.  Isso proporciona resultados clinicamente comparáveis ao implante de cultura de condrocitos e favorece a formação de tecido de reparação cartilaginoso funcional.

 

Entre os tratamentos cirurgicos clássicos também estão a Videoartroscopia para abrasão, debridamento e suavização das lesões e Microperfurações e ou Microfratura (citado acima). 

 

Lesões

No joelho a articulação formada pelo osso do fêmur, tíbia e patela é revestida por um tecido altamente especializado chamado de cartilagem ou condral com função de diminuir atrito no movimento articular e de absorção de impacto. Por esta razão, a cartilagem é um dos tecidos mais acometidos nas lesões traumáticas e degenerativas do joelho.

 

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

 

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

(41) 3044-2940

 

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Rua Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

  • Instagram - Dr. Elias Marcelo
  • Facebook - White Circle

Tel: (41) 3044-2940