Mulheres são mais propensas a sofrer lesões no Ligamento Cruzado Anterior

September 10, 2017

 

Como a participação nos esportes tornou-se cada vez mais popular as lesões decorrentes disso também aumentaram. Por exemplo, as lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) aumentaram constantemente ao longo dos últimos 20 anos; a estatística americana aponta uma incidência anual de 200 mil novas lesões ano.

 

Nas mulheres, esse risco é particularmente alto. As lesões de LCA podem estar relacionadas a um efeito hormonal, com taxas de 3 a 6 vezes maiores do que nos homens.

Estradiol, progesterona e relaxina são os hormônios predominantes que foram estudados em relação ao ciclo menstrual e a flutuação hormonal associada à lesão do ligamento cruzado anterior.

 

Um trabalho realizado na Oregon Health & Science University, Portland, Oregon, EUA.  Publicado em julho deste ano em uma das principais revistas médicas da área (The Orthopaedic Journal of Sports Medicine), concluiu que a frouxidão e o aumento do risco da lesão do ligamento cruzado anterior na mulher é maior na fase ovulatória do ciclo menstrual e sugere que os contraceptivos orais podem oferecer uma redução de até 20% no risco de lesão de ligamento cruzado anterior na mulher.

 

Sintomas e tratamento

O ligamento cruzado anterior tem como principal função impedir a translação anterior tíbia em relação ao fêmur. Por esta razão, identificar e tratar as lesões é muito importante. : estalo normalmente é percebido, sensação de deslocamento, dor de intensidade variável, entre outros.

 

Inicialmente o tratamento pode ser realizado com Repouso, compressa de gelo, uso de muletas, analgésicos e anti-inflamatórios e fisioterapia.

A reconstrução ligamentar é uma das cirurgias mais realizadas no joelho.

 

Nas últimas décadas o conhecimento e o aperfeiçoamento destas técnicas e seus matérias tem avançado. A maioria dos estudos para o aprimoramento das reconstruções se baseia na escolha dos enxertos, na melhoria dos métodos de fixação e no desenvolvimento de métodos de reconstrução que permitam à reestruturação da biomecânica do joelho.

 

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

 

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

(41) 3044-2940

 

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Rua Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

  • Instagram - Dr. Elias Marcelo
  • Facebook - White Circle

Tel: (41) 3044-2940