top of page

Condropatia patelar: como identificar?


Você sabe como anda a saúde do seu joelho? Fique atento aos sinais, pois há doenças como a Condromalácia ou Condropatia Patelar que são de evolução, muitas vezes, lenta. O termo condromalácia significa "amolecimento da cartilagem". Ela ocorre por um excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela. Já o termo condropatia se refere à cartilagem doente. O termo mais específico para tal patologia é a Síndrome Femoropatelar.

Essa síndrome é mais frequente em mulheres, mas acomete também os homens. Ela surge devido a uma hiperpressão (pressão maior que o habitual) entre a patela e o fêmur durante o movimento de flexo extensão (dobrar e esticar) do joelho. Pode ser também provocada por lesões traumáticas agudas ou repetitivas no joelho como, por exemplo, ao realizar chutes repetidos ou até mesmo subir e descer escadas, ou ainda cair sobre os joelhos.

A condropatia patelar ficou conhecida por muito tempo como “síndrome do cinema”, pois entre os sintomas, há a dor na face anterior do joelho ao levantar depois de ficar muito tempo sentado (exemplo ao levantar do ónibus ou sair do cinema); ao subir e descer escadas, pisar na embreagem do carro ou abaixar.

É importante receber o diagnóstico do tratamento mais indicado para o seu caso, então, se você se identifica com os sintomas procure um especialista.

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

(41) 3044-2940

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290


bottom of page