Joelho - Lesão de Menisco

Lesão de Menisco

Os meniscos agem na absorção de força, na estabilização nos movimentos, aumentam a área de contato do osso da coxa (condilo femural mais arredondado) com o osso da perna (plato tibial mais plano) e facilitam a troca do líquido sinovial (responsável pela lubrificação e nutrição da cartilagem).

As lesões ocorrem na vigência de forças de torção, que agem num momento de descontrole mecânico no joelho, comuns em atividades físicas rigorosas, como o esporte, dança ou traumas (quedas ou acidentes automobilísticos); nas atividades de cócoras (agachadas) por tempo prolongado, no momento em que se assume a posição em pé (ereta), ou como é frequente em idosos, o simples levantar de um sofá baixo. Essas forças de torção esgarçam a sua inserção, ou comprimem o menisco entre os ossos da coxa (fêmur) e osso da perna (tíbia), rompendo suas fibras, o que ocasionam as roturas.

Sintomas

As queixas após a torção com rotura são dor súbita, aumento de volume, sensação de instabilidade e limitação de movimentos.

O diagnóstico

É realizado pela história clínica; exame físico e pelos exames de imagem sendo o principal a ressonância nuclear magnética, que além de identificar, auxilia no planejamento tático do tratamento.

O tratamento

É orientado pelos sinais e sintomas presentes e principalmente pelo setor atingido. As lesões são divididas em estáveis ou silenciosas, que após o trauma, sofrem uma pronta recuperação não mais causando sintomas (cicatrizam-se espontaneamente).

As lesões instáveis ou sintomáticas devem ser tratadas cirurgicamente pela videoartroscopia (procedimento realizado através de dois pequenos cortes, menos de 1 cm, onde são introduzidos uma microcâmera de vídeo e instrumentais altamente especializado) que permite uma pronta e rápida recuperação.

Agende a sua consulta e faça uma avaliação:

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290